segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Akhenaton




A profunda sabedoria contida na doutrina de Akhenaton continua a irradiar-se através dos milênios e chega até nós cada vez mais fascinante e bela.

Geraldo Rosa Lopes


Akhenaton é o Filho de Aton, é o grande Mestre do Culto, é o Sacerdote Divino. Ele é o governante, cuja precípua função é educar, para que todos compreendam a natureza de Aton, o seu significado espiritual e a sua filosofia de verdade, paz e amor.

Akhenaton ensinava sua doutrina para aqueles que têm olhos para ver e ouvidos para ouvir. Ele aprecia esse contato direto com seus súditos-alunos.

Conforme seu ideal religioso Akhenaton desejava modelar uma sociedade diferente, na qual as relações sociais fossem mais humanas. O Rei desconsiderava a condição social por nascimento ou por classes, apenas importando seu coração puro e o desejo de viver a religião de Aton.

Deus revela-se ao Rei porque ele sente a sua consciência invadida pela luz do Sol divino. Ele sabe que sua missão maior é comunicar essa revelação ao povo, transmitindo a sua experiência espiritual:

Aton é alegria e deseja que seus filhos sejam alegres;
Aton é abundância e deseja que seus filhos tenham abundância;
Aton é amor e deseja que seus filhos vibrem no amor;
Aton é paz e deseja que seus filhos vivam na paz;
Aton é verdade e deseja que seus filhos encontrem a verdade;
Aton é vida e deseja que seus filhos sintam a vida eterna.

A religião de Aton é a única que traz harmonia e felicidade para o Egito e para seu povo, pois é fundamentada na essência divina da Verdade, que se estende a toda a Humanidade.

Akhenaton conduziu a religião egípcia no sentido de despertar o povo para a compreensão do Deus único e de mostrar o caminho da ascensão espiritual que todo ser humano deve seguir, através do Amor, da Justiça e da Verdade.

Séculos mais tarde, Jesus veio concretizar esta missão, ensinando:

AMOR: “Deveis Amar ao próximo como a vós mesmos”.

JUSTIÇA: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua Justiça, e todas as coisas vos serão dadas por acréscimo”.

VERDADE: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”.

Percebe-se assim que Akhenaton foi o precursor dos ensinamentos de Jesus, pois ambos vieram transmitir a palavra de Deus que se fundamenta no Amor, na Justiça e na Verdade.

Dizia ele: É fundamental para o ser humano “VIVER EM VERDADE!” Somente o entendimento da Verdade pode traçar a diretriz para o despertar da nova Humanidade.

Akhenaton ensinava a seu povo que somente quem vive em Verdade pode encontar a trilha do amor e da justica, esteios do equilíbrio que conduzem o homem à evolução espiritual para desfrutar da tão almejada felicidade.

A verdade da religião de Aton, vibrante de amor fraterno e pintada com as brilhantes cores da natureza, só é percebida através de um sol interior, como explica o Rei.

Akhenaton foi o Faraó do Amor e muito trabalhou no sentido de desenvolver a fraternidade entre os povos.

Akhenaton realmente vivia na harmonia universal, porque vibrava na energia do Amor, isto é, na energia Divina, conforme consta do seguinte poema:

“O belo príncipe,
O eleito do Sol,
Rei do Alto e do Baixo Egito.
Vive na harmonia universal,
Senhor dos Dois Países,
Belo filho do vivo Aton,
Cujo nome permanecerá para sempre.”

A sua mensagem ocorreu no passado, mas permanece atual para o presente e certamente servirá para o futuro, pois trata de uma lei universal, que deverá ser seguida pelo ser humano, mais cedo ou mais tarde, a fim de atingir à evolução cósmica.

Quem fizer uma viagem no tempo para conhecer o antigo Egito, certamente vai se deparar com o seu personagem de maior expressão, Akhenaton, o qual continua transmitindo ao Mundo a sua lição sobre a essência da Verdade.

Christian Jacq refere a atualidade da mensagem de Akhenaton, dizendo:

“Akhenaton colocou em prática as leis espirituais vislumbradas em sua viagem interior, as quais devem ser seguidas, ainda hoje, por todo o homem que zelar pela evolução da sua alma”.

O Faraó Akhenaton permanece vivo no coração de cada homem que buscar a Deus. Sua notável experiência o conduziu à Eterna Sabedoria, que ele soube tornar perceptível à Humanidade, mostrando que a Vida nasce sem cessar e que a Natureza se renova a cada dia, como uma manifestação de Deus.

Os ideais de Akhenaton são perenes e devem atravessar a eternidade, pois ele assim se expressava:

“Os meus ideais desafiarão o tempo até o momento em que o cisne se torne preto e o corvo, branco; até que as montanhas se levantem e se movam até aos abismos e se precipitem no rio;... até que suas riquezas sejam tão abundantes como os grãos de areia nas margens do rio, como as escamas dos peixes;... até que ele celebre tantos jubileus como as penas dos pássaros e as folhas das árvores”.


Ondina Balzano

Um comentário:

  1. PARABÉNS pelo Blog, gostei muito, vou te seguir e te convido a seguir o meu, que é sobro o AMADO EGITO, wwwkalyzatf2009.blogspot.com
    kalyzatf.com
    Abraço, até

    ResponderExcluir