sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Tutancâmon era fruto de relação incestuosa, mostra análise



De acordo com a reportagem do site do Estadão Online, cientistas afirmam que o rei adolescente do Antigo Egito, Tutancâmon, era fruto de um casamento incestuoso, tal revelação ajudaria a explicar por que ele era coxo e sofria de outras deformidades e problemas genéticos.

A pesquisa, que incluiu testes realizados na múmia do faraó, descoberta em 1922, mostrou que os pais do rei eram irmãos e que ele só tinha um casal de avós.

Alianças incestuosas eram comuns entre a realeza egípcia, disse o egiptólogo Zahi Hawass. "Um rei podia casar-se com a irmã e com a filha, porque ele era um deus, como Ísis e Osíris".

Especula-se há tempos sobre o destino do rei, que morreu em algum momento do ano 1324 a.C., provavelmente aos 19 anos. Os cientistas estão apresentando mais detalhes de testes de DNA e análises de tomografia conduzidos em Tutancâmon e em outras 15 múmias.

Na terça-feira, 16, pesquisadores revelaram que Tutancâmon tinha malária, uma fissura no palato e uma doença genética nos ossos.

Cientistas identificaram Akenaton, o faraó "herege" que impôs o monoteísmo ao Egito, como pai de Tutancâmon. Akenaton casara-se inicialmente com Nefertiti, uma mulher famosa por sua beleza, mas não teve filhos com ela. Ele tomou a irmã como esposa na tentativa de ter um herdeiro.

Fonte:

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,tutancamon-era-fruto-de-relacao-incestuosa-

mostra-analise,512466,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário